07 de jul de 2025
07:13

Programa Hiperdia realiza mais de mil atendimentos em ação da Secretaria de Saúde de Cuiabá

Da redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), promoveu no último sábado (12) mais uma etapa do programa Hiperdia, iniciativa voltada ao acompanhamento e cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Durante a ação, foram realizados 1.117 atendimentos e aplicadas 196 doses de vacinas nas unidades participantes.

A mobilização faz parte de um cronograma especial dividido em duas etapas. A primeira ocorreu no dia 12 de março e a segunda está programada para o próximo dia 26, contemplando diferentes UBSs em cada data. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de prevenção, diagnóstico e acompanhamento dessas doenças crônicas, que afetam milhares de cuiabanos.

O programa Hiperdia integra a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e busca controlar a hipertensão e o diabetes, prevenindo complicações e promovendo a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. As ações incluem consultas médicas, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia, além do fornecimento gratuito de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde.

Além dos atendimentos clínicos, as atividades também envolvem práticas educativas, grupos de discussão, incentivo à atividade física e à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Para a secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, ações como essa são essenciais para fortalecer o cuidado contínuo nas unidades de saúde. “O Hiperdia é um exemplo do cuidado que oferecemos nas nossas UBSs. Nosso objetivo é garantir que os pacientes com hipertensão e diabetes tenham o suporte necessário para manterem sua saúde em dia e, principalmente, evitarem complicações futuras. Essa proximidade com a comunidade é essencial para o fortalecimento da Atenção Primária”, afirmou.

Podem participar do programa tanto pessoas já diagnosticadas com hipertensão ou diabetes quanto indivíduos com fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo ou alimentação inadequada.

A SMS reforça que a prevenção ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças crônicas. A adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, redução do consumo de sal, moderação no uso de álcool e abandono do tabagismo , é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress