Da redação
O Governo de Mato Grosso dará novo impulso à mobilidade urbana ao lançar o primeiro processo de contratação pública para a execução das obras restantes do Sistema BRT nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima quinta-feira (10 de abril) e os interessados poderão participar por meio de dispensa eletrônica, realizando o cadastro no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag).

No processo, a licitação se dará por meio de disputa aberta de lances, onde a empresa que apresentar o menor valor sairá vencedora. O dia 30 de abril está marcado para a realização de todo o procedimento. Além de executar os serviços contratados, a empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos, garantindo, assim, a continuidade e a qualidade das obras.
O trecho inicialmente contratado engloba a conclusão das obras de infraestrutura e urbanização da linha que liga Várzea Grande à CPA. As obras incluem a finalização dos serviços em Várzea Grande e a implantação da infraestrutura em Cuiabá, abrangendo, entre outros pontos, o trecho que vai da ponte Júlio Müller até a Secretaria de Estado de Fazenda. Com valor de referência fixado em R$ 121,3 milhões, o investimento abrange a instalação de iluminação pública e a conclusão de serviços de paisagismo, com prazo previsto de 180 dias para a execução total das obras.
Além deste processo, novas contratações serão realizadas para outras etapas do empreendimento. Os trechos da região do Coxipó até o centro da capital serão objeto de licitações separadas, bem como a implantação das estações, terminais e outros serviços complementares ao sistema.
Paralelamente, o Consórcio BRT tem avançado nas obras em outras localizações. Conforme acordo firmado, o consórcio está finalizando os serviços na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e na Avenida do CPA, em Cuiabá, até o Crea, com um prazo de 150 dias para a conclusão.
Com essas iniciativas, o governo estadual reforça seu compromisso em modernizar a infraestrutura de transporte e melhorar a mobilidade urbana, contribuindo para uma cidade mais conectada e eficiente.